Meu blog serve para pessoas que gostam de ler histórias do cotidiano e algumas crônicas. É, especialmente, uma espaço onde compartilho as coisas que, de vez em quando, me atrevo a escrever.

Monday, December 11, 2006



O QUE É ISSO COMPANHEIRO?

As pesquisas recentes dão conta de que o presidente Lula será reeleito com tranquilidade, seja qual for o seu adversário nas eleições deste ano. Em todos os levantamentos ele aparece em primeiro lugar, além de vencer o segundo turno em todos os cenários. Isso porque a popularidade do presidente já não é mais a mesma e, não obstante, com a queda de praticamente todo seu batalhão, ele se matenha em pé.
O mais impressionante é que, mesmo depois do reletório da CPI dos Correios que desvendou um esquema de corrupção avassalador; depois das manobras inescrupulosas dos parlamentares para defender os envolvidos no esquema do mensalão, anistiando-os em votação secreta; depois da deputada Angela Guadanin sambar no plenário da câmara, em tom de deboche, depois de o ministro de ferro do presidente, Antônio Palocci, ter sido indiciado como mandante do crime de quebra de sigilo bancário do caseiro e tantas outras trapalhadas que o governo do PT tem cometido; mesmo assim, o eleitor tem demostrado que prefere continuar com o Lula lá.
Nosso Brasil surgiu sob o signo da cruz e da espada, fomos nos aconstumando com os brindes e as migalhas dos colonizadores; nos habituando com a passividade e fomos incutindo em nosso inconsciente um antivalor: a corrupção como algo natural. Desde sempre explorados, passamos também a condição de explorarores, naturalmente em escala menor, cada um com suas pequenas transgressões, fomos nos viciando com pequenos gestos de corrupção que, de certo modo, mesmo velada, ela passou a regra comum, e até nos orgulhamos desses feitos com o nosso dito popular mais "querido": o fomoso jeitinho brasileiro. Nascido sob o signo da exploração, burlar as regras foi se tornando, com o tempo, algo natural. Hoje, com tristeza, constatamos que a corrupção está, de certo, modo generalizada.
É por isso que não se estranha essa ascenção do presidente nas pesquisas. Descobrimos que não só o governo é corrupto, mas a grande maioria dos brasileiro, de algum modo, pratica, por menor que seja, alguma tipo de corrupção. Isso explica talvez a nossa passivida. É como diria Jesus de Nazé: "quem não tem pecado, atire a primeira pedra.

Luciano Guedes

0 Comments:

Post a Comment

<< Home