A SEMANDA DE ARTE MODERNA
A intenção dos organizadores e dos artistas
* Quebrar as amarras com o classicismo ensinado nas escolas de Belas Artes;
* Romper com os padrões europeus;
* Queria-se uma arte brasileira, inovadora e sem os controles nem amarras do tradicional e do estrangeiro.
O grupo esta disposto:
1. a crítica dos modelos reinantes
2. ao deboche das instituições
3. a um posicionamento renovador
A importância da geração de escritores da chamada fase heróica ou de ruptura do nosso Modernismo reside nos seguintes pontos:
Ø Ataque às formas acadêmicas de arte;
Ø Defesa intransigente da liberdade de criação, do direito a ampliar e criar novas formas de fazer arte;
Ø Aprofundamento da investigação crítica da cultura e da realidade nacionais, iniciada pelos pré-modernistas;
Ø Valorização da língua falada e de suas formas típicas como recurso literário;
Todo esse esforço por atualizar a cultura e a literatura brasileiras tinha uma relação clara com o processo de urbanização e industrialização pelo qual passava o Brasil na época.
Neste texto, harmonizam-se perfeitamente a habilidade técnica na exploração da musicalidade popular das redondilhas com a linguagem coloquial
Sobre Manuel Bandeira
Sua poesia consiste numa bem sucedida integração das formas da língua coloquial à linguagem poética da primeira geração do Modernismo brasileiro. A riqueza expressiva da linguagem anti-acadêmica e as possibilidades rítmicas do verso livre à perfeição, tornaram-no um clássico entre os modernistas.
O último poemaManuel Bandeira
Assim eu queria meu último poema
Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais
Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas
Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume
A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos
A paixão dos suicidas que se matam sem explicação.
José Paulo Paes escreveu o seguinte poema sobre Manuel Bandeira:
EPITÁFIO
poeta menormenormenormenormenor
Menormenormenormenormenor enorme
Oswald de Andrade
Manifesto da Poesia Pau-Brasil
(fragmentos)
(...)
Ora, o momento é de reação à aparência. Reação à cópia. Substituir a perspectiva visual e naturalista por uma perspectiva de outra ordem: sentimental, intelectual, irônica, ingênua.
****
Nenhuma fórmula para a contemporânea expressão do mundo. Ver com os olhos livres.
Pronominais(Oswald de Andrade)
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sábio
Mas o bom negro e o bom branco
Da nação brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro
Manifesto Antropofágico
* Em 1928, Oswald lançou o Manifesto Antropofágico, que reafirma algumas posições já adotadas no Manifesto da Poesia Pau-Brasil
* A idéia básica desse manifesto é a “absorção do inimigo sacro”, ou seja, a deglutição dos valores culturais importados de forma similar ao que faziam os índios antropófagos, que devoravam os inimigos corajosos para incorporarem suas qualidades
Em síntese
A poesia de Oswald de Andrade combina elementos das Vanguardas Européias, com exploração crítica bem humorada e coloquial da História, da cultura e da realidade brasileira.
Outros autores
Dentre os principais nomes dessa primeira fase do Modernismo destacam-se:
* Oswald e Mario de Andrade,
* Manuel Bandeira,
* Antônio de Alcântara Machado,
* além de: Menotti del Picchia,
* Cassiano Ricardo,
nGuilherme de Almeida
nPlínio Salgado.
2ª Fase do ModernismoCaracterísticas
PROSA
* Sedimentação – poesia menos anarquista, mais madura
* Tendência ao intimismo universalista
* Valorização de uma tendência espiritualista
* Valorização de uma tendência sócio – Político
* Valorização do cotidiano, da vida simples, comum, principalmente na poesia de Drumond
* Versos livres
* Linguagem lírica
PROSA
* Prosa (O romance Regionalista de 30)
Obs.: trabalho organizado para o estágio, último período da faculdade.
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